20/02/2013 11h06 | Atualizada em 29/03/2013 13h17

Tempo de 20 horas/aula é considerado pouco para aprender a dirigir

 

Tanto para carro, como para moto, são 20 aulas para aprender a dirigir cada veículo.

De acordo com o instrutor de trânsito, Valdir Joaquim, o tempo de 20 horas/aula é pouco para um aluno aprender a dirigir. “Tem pessoas que já sabem dirigir, essas têm condições de aprender bem com as 20 aulas, mas quem nunca teve acesso, demora mais para aprender”, relata.

Segundo Joaquim, quando o aluno está começando a aprender, já está na hora de fazer a prova. Para o instrutor, seriam necessárias mais 20 aulas para que o aluno consiga dominar bem cada veículo.

Para a aluna Gisele Cardoso de Moraes, que está fazendo a habilitação para dirigir carro, 20 aulas não são suficientes. “Eu consegui aprender, mas quando a gente começa a pegar o ritmo, acabam as aulas. Se tivesse umas 30 aulas ficava melhor”, afirma Gisele.

Conforme o agente de Polícia Civil e examinador de trânsito Arildo Mezzari, as horas de aulas são suficientes para o aprendizado. “As 20 aulas são suficientes para um aluno aprender a dirigir. É claro que com a prática, ele vai se aperfeiçoando mais”, relata Mezzari.

Na hora da prova

Segundo o agente, na hora da prova o nervosismo do aluno e a tensão de saber que ele está sendo avaliado atrapalham.

No teste de carro, de acordo com Mezzari, as faltas que os alunos mais cometem são de sinalização. Já no teste de moto, as pessoas erram mais por falta do equilíbrio.

Conforme Mezzari, as pessoas que reprovam devem aguardar 15 dias para fazer um novo teste. “Os 15 dias estão na lei. É um tempo para que o aluno possa treinar mais um pouco, para fazer uma nova prova”, afirma.

No teste realizado na última semana, de acordo com o agente, dos 20 alunos que realizaram as provas, nove foram aprovados, e 11 foram reprovados.

Bruna Mendes / Portal Satc