89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Google encerra no último dia de setembro atividades do Orkut

Nesta terça-feira (30), o Google vai encerrar definitivamente o Orkut, após dez anos de atividade. No dia 30 de julho foi anunciado o fim da rede social. Em justificativa, a companhia disse que irá se concentrar em outras plataformas sociais.

O Orkut disponibilizou uma ferramente chamada Takeout para quem quiser recuperar as informações na rede social, como guardar álbuns de fotos, recados e depoimentos.

Fundada pelo turco Orkut Büyükkökten, que era funcionário de engenharia do Google, a rede social fazia parte de uma iniciativa que disponibilizava 20% do horário para os funcionários trabalharem um novo projeto.

O sucesso da rede foi grande no Brasil, sendo por muito tempo a mais acessada no país. Com as diversas formas de utilização, surgiram também problemas. Em 2 de julho de 2008, o Google assinou o TAC (termo de ajustamento de conduta), ao qual cooperava com a Justiça para encontrar possíveis infratores envolvidos na disseminação de pornografia infantil.

Não faltavam conteúdos para serem postados pelos usuários, entre comunidades engraçadas e esquisitas, que geravam muitas “pérolas”, dando origem a sites com conteúdos especializados nas “Pérolas do Orkut”.

A queda do Orkut teve um marco em 2011, com a criação de uma nova rede. Até então o Orkut havia afirmado que não temia a rede social de Mark Zuckerberg, o Facebook, então com 600 milhões de usuários no mundo (atualmente este número ultrapassa os mais de 1 bilhão de usuários).

Em tentativa de combater o crescimento do Facebook, O Google lançou, o Google+. Porém, a ferramente nunca chegou a fazer sucesso no Brasil, e ainda fez com que o Orkut ficasse mais esquecido.

Exame.com

Sobre o autor

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.